domingo, 3 de maio de 2009

Rio 2016 - eu apoio


Meu amado Rio de Janeiro recebeu esta semana a visita do Comitê Olímpico Internacional (COI), que conheceu algumas instalações e lugares onde as competições podem ser realizadas caso seja a escolhida (também concorrem Madri, Tóquio e Chicago). E o que se ouviu enquanto isso foi um sem número de reclamações em sites e fóruns de discussão condenando a atitude do COB em mascarar a realidade da Cidade Maravilhosa, uma vez que optaram por fazer o trajeto com os representantes do COI em um feriado - quando o trânsito obviamente flui melhor -, não mostraram as favelas vizinhas a locais de competição em Copacabana, Jacarepaguá e Maracanã, pintaram fachadas (o que apagou pichações) e até porque cercaram um buraco em uma calçada.

Se acho correto ou errado o que fizeram?

Antes de responder, que tal darmos um exemplo bastante comum?

Meus queridos cinco leitores, imaginem que vocês estão em busca de emprego e aparece uma vaga. O que você faz? Você pega a sua pior roupa, o seu pior sapato, despenteia todo seu cabelo, não usa desodorante, não escova os dentes e de preferência passar alguns dias sem tomar banho para poder ir lá fazer a bendita entrevista?

Aposto que não.

Eu, ao menos, nunca fiz isso.

Em uma situação em que você é avaliado o que você mais procura fazer é causar uma boa impressão. Então, você se arruma todo, às vezes até se "fantasia" de um personagem para conquistar a vaga (ou vai dizer que aquele terno, roupa social ou saltos altos e maquiagem perfeita fazem parte do seu dia-a-dia?).

E vai encarar o entrevistador. Aquele ser que vai comparar você e os outros candidatos para ver qual é o melhor para a empresa.

Lá pelas tantas ele pede para você falar de você e o que você faz?

Fala das suas constantes crises de tendinite? Quem sabe admite que não sabe mexer no Excel mesmo que a vaga tenha solicitado tal habilidade? Melhor: você diz que detesta obedecer ordens, cumprir horários e que fazer hora extra não é com você?

Não, meus queridos cinco leitores, vocês falam das suas qualidades, vocêm tentam transmitir uma boa imagem. Até porque não será seu concorrente quem irá tecer elogios para vocês e muito menos irá falar dos defeitos dele.
Portanto, eu acredito que o COB estava certo, sim, em fazer uma apresentação positiva do Rio e não ficar dando tiros no próprio pé.

Que a cidade tem problemas todo mundo sabe e o COI também, porque o que não falta é notícia ruim do Brasil lá fora, mas dimensiona-las a um mesmo patamar das qualidades, na minha opinião, é admitir que, além de você não saber se promover ainda garante que você pode até ter boas intenções mas não serve para preencher a vaga.

Se me permitem a sinceridade, eu até acho mais fácil um dia uma cidade brasileira ser escolhida como sede de uma Olimpíada do que acabar essa autosabotagem que há anos eu escuto as pessoas falando de que "o Brasil tem coisa mais importante a fazer do que gastar dinheiro com um evento deste porte".

Sempre achei um bla bla bla típico de quem tem discurso pronto.

Claro que o Brasil precisa fazer muitas obras importantes, mas tomando PAN 2007 como exemplo mais claro e recente: o País não afundou num mar de trevas por conta do investimento feito.

Não acredito que saúde, educação e segurança melhorem se a gente deixar de receber um evento deste porte, porque isto também movimenta (e muito!) a economia, vide os números do Turismo (e aí incluem não só hoteis e companhias aereas, mas bares, restaurantes, taxistas etc).

O que se deve fazer com o dinheiro investido num evento deste é o mesmo que se deve fazer na construção de uma ponte, de uma escola, na distribuição de remédios enfim: fiscalizar se o investimento está sendo empregado como se previa (aliás, eu ainda não vi ninguém reclamar da Copa do Mundo ser aqui em 2014, por que será?).

Torço pelo Rio, apesar de achar que Chicago será a selecionada.

Em outubro, todos nós saberemos.

Faltam 152 dias para o anúncio.

Marcadores:

1 Comentários:

Blogger dea disse...

Sinceramente, Gil. Eu acho que o Rio não tem condições de sediar uma Olimpíada... depois do que os cariocas me contaram, dessa vez que fui lá, sobre as obras, acho que nem o Rio, nem nenhuma cidade do Brasil é capaz de receber um evento desse porte.

3 de maio de 2009 às 11:25  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial